«« Voltar
(Re)construindo modos de fazer e pensar a Educação Ambiental como condição de benefício do processo penal de pescadores artesanais - edição 2013
Protocolo do SIGProj:   164263.711.63267.30102013
De:28/02/2013  à  29/03/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Vanessa Hernandez Caporlingua
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  FaDir - Faculdade de Direito
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto se refere a um curso de extensão organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande com alunos da graduação do Curso de Direito e da pós-graduação em Educação Ambiental. Justifica-se pela garantia que pessoas, dentre elas os pescadores artesanais, autuadas por crimes ambientais, cumpram a pena prevista através da participação em um curso de Educação Ambiental com alunos da graduação do curso de Direito e alunos pós-graduandos do Curso de mestrado e doutorado em Educação Ambiental. O objetivo do projeto é a (re)educação socioambiental dos pescadores artesanais beneficiados pela suspensão condicional do processo ou pena, por meio de curso que une o Direito e a Educação Ambiental e consolidar ações políticas, bem como contribuir com o exercício da cidadania e a função social da educação superior nas suas mais diversas dimensões tendo em vista que a relação com o meio ambiente repercute em diferentes setores da realidade socioambiental. A metodologia é baseada no diálogo de saberes através do incentivo ao debate sobre assuntos que permeiam a temática da Educação Ambiental: fundamentos da Educação Ambiental; sustentabilidade; direito ambiental e ação comunitária.
Palavras-chave
   Meio ambiente, Educação Ambiental, pesca artesanal
Público-Alvo
  Pescadores artesanais beneficiados pela suspensão condicional do processo ou pena autuados por cometerem delitos ambientais, bem como graduandos e pós-graduandos partcipantes da atividade de extensão.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   ccpedamb@furg.br
«« Voltar