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Pesquisa e aulas de campo no ensino de geografia em escolas estaduais de Aquidauana, Bodoquena e Campo Grande/MS: a bacia hidrográfica como unidade de estudo
Protocolo do SIGProj:   163613.1004.112281.25122015
De:06/06/2016  à  05/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Eva Teixeira dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  A formação do professor de geografia, na visão de vários pesquisadores não é uma tarefa fácil e nem simples, exigindo um forte engajamento por parte dos profissionais envolvidos, bem como das universidades/faculdades, a fim de possibilitar ao futuro docente bases teórico-conceituais, tanto na área da educação, como da respectiva ciência. Assim, este projeto terá como objetivo compreender a prática pedagógica e as estratégias utilizadas no ensino de Geografia, evidenciando os principais conteúdos que trazem dificuldade de aprendizado por parte dos alunos em sala de aula, os que eles assimilam com maior facilidade e como os eles vêm compreendendo e relacionando o ensino de Geografia com o espaço geográfico no qual estão inseridos. Nesta perspectiva, a proposta irá trabalhar com os professores de geografia do ensino médio em escolas estaduais de Aquidauana, Bodoquena e Campo Grande. Tal proposta poderá evoluir para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar a partir do momento que professores de áreas se dispuserem a integrar o projeto, na realização da pesquisa cuja abordagem se dará pela bacia hidrográfica como unidade de estudo e ensino, com a realização de aulas de campo. Ao final do projeto, espera-se observar maior interesse por parte dos acadêmicos e alunos da escola, bem como a motivação do professor em propiciar a aproximação entre a teoria e a prática no ensino de geografia. Assim, a partir das reflexões teóricas e a realização de atividades práticas e de campo, espera-se contribuir para a melhoria da formação do professor e consequentemente da qualidade de ensino.
Palavras-chave
   formação de professor, interdisciplinaridade, trabalho de campo
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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