«« Voltar
A interface arte-astronomia como fonte de saber científico e apropriação urbana
Protocolo do SIGProj:   163126.183.128187.30092013
De:29/01/2013  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Roberto Rabaça
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  OV - Observatório do Valongo
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta tem como foco de atuação o Observatório do Valongo (OV) e o seu entorno. Ela visa dar continuidade ao trabalho iniciado em 2012, em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), agora sob a forma de um programa da UFRJ. O objetivo é permitir a expansão das atividades extencionistas do Observatório e da FAU, ao (i) permitir a abertura periódica do campus do OV para visitações públicas ao seu acervo instrumental e para observações noturnas, (ii) complementar e ampliar o alcance do projeto ‘Arte no Muro’, financiado pela FAPERJ, com propostas urbanísticas, (iii) integrar docentes e discentes do OV e da FAU, moradores, alunos das escolas públicas locais e interlocutores qualificados em discussões urbanísticas e educacionais, especialmente, a partir de levantamentos de demandas e necessidades. Com atuação na região do Morro da Conceição, marco da ocupação inicial da cidade, o presente programa possibilita a ação concreta da extensão da UFRJ no âmbito do processo de 'revitalização' da região portuária, atualmente em curso pela Prefeitura da cidade. O morro mantém características dos tradicionais bairros portugueses, com a predominância de moradias de famílias de renda média-baixa, que representam, juntamente com o seu modo de vida peculiar, um inestimável patrimônio histórico, cultural e paisagístico da cidade. O projeto desdobra-se em um plano para a apropriação pública por moradores e visitantes daquele espaço, que se encontra sob processo de reurbanização, e no apoio à execução de um mosaico artístico no muro externo ao observatório, com a participação da comunidade.
Palavras-chave
   projeto participativo, arte urbana e ciência, espaço público, rede de informações e conhecimentos
Público-Alvo
  O público-alvo é formado por moradores, escolas públicas e privadas, grupos comunitários e público em geral. Os números apresentados são conservadores e representam apenas uma estimativa do público que poderá comparecer ao observatório a partir de visitas pré-agendadas. Considerando ainda os visitantes que o morro recebe de forma espontânea, esse número pode dobrar, dependendo da divulgação e da visibilidade que o projeto conseguir dar às atividades desenvolvidas. Em 2012, primeiro ano do projeto, recebemos nas 10 visitações realizadas um público de mais de 4.000 pessoas.
Situação
  Atividade
Contato
   Carlos Roberto Rabaça - rabaca@astro.ufrj.br - (21) 2263-0685 ou 93179065 Maria Paula Albernaz - mpaula.albernaz@gmail.com
«« Voltar