Formação de Agentes Comunitários em Educação
Protocolo do SIGProj: 162509.554.68243.19092013
De:22/09/2013 à 26/09/2013
Instituição
IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Esse princípio de responsabilidade compartilhada reflete um novo momento na relação entre Estado e sociedade na formulação, execução e controle da política de educação exigindo novas relações sociais e, consequentemente, novos papéis e identidades sociais, a exemplo do Programa de Agente Comunitário de Educação, aqui proposto.
O Programa Agente Comunitário em Educação (PACE) está inserido justamente nesses novos papéis necessários para uma educação de qualidade, tendo em vista que realizará a inserção de um novo tipo de profissional, responsável pela mediação direta ou indireta dos processos de educação entre todas as partes envolvidas. Sua atuação será fundamental na prevenção da evasão escolar, bem como na implementação de uma política educacional que vise à qualificação da prática educativa.
Palavras-chave
agentes comunitários em educação, formação docente, ensino, aprendizagem
Público-Alvo
Professores da rede municipal de ensino de Canoas que estão impossibilitados de exercer a docência.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
5199679526