«« Voltar
Protagonizar para construir: Um projeto de intervenção para adolescentes
Protocolo do SIGProj:   160351.711.57780.31102013
De:31/05/2013  à  31/01/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Simone dos Santos Paludo
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Resumo da Ação de Extensão
  A adolescência caracteriza-se pelo crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, constituindo assim, um período de fundamental importância do ciclo vital. Nesse momento de vida, ocorrem muitas transformações físicas, sociais e emocionais tornando o adolescente mais vulnerável. Diante disso, o Centro de Estudos Psicológicos CEP-RUA da Universidade Federal do Rio Grande propõe uma intervenção denominada “Protagonizar para construir” voltada para adolescentes com idades entre 11 e 14 anos.Temáticas voltadas para as questões vivenciadas pelos adolescentes como, por exemplo, sexualidade, violência e drogas serão discutidas e será incentivada a prática do protagonismo juvenil. A intervenção acontecerá em seis encontros semanais, com duração de aproximadamente 3 horas cada. A intervenção envolve diferentes atividades, vídeos, jogos, dinâmicas, discussões e em uma atividade de ação em que o jovem será o principal protagonista, embasada nos conhecimentos obtidos durante os encontros. Por meio dessas temáticas a proposta busca a formação educativa e preventiva para jovens em situação de vulnerabilidade social, objetivando desenvolver o espírito crítico, participativo, atuante e criativo do jovem para o desenvolvimento de autoproteção e proteção de seus pares. Além disso, visa fomentar no jovem a possibilidade de redes de multiplicadores sobre sexualidade e violência contra a criança e o adolescente.
Palavras-chave
   adolescência, sexualidade, violência, protagonismo juvenil
Público-Alvo
  Adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato é feito diretamente com os locais interessados no projeto
«« Voltar