«« Voltar
HISTORIOGRAFIA ATÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA E DOS MODELOS ATÔMICOS
Protocolo do SIGProj:   156732.847.8356.28112014
De:28/02/2015  à  29/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Leonardo Bruno Souza Aredes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A inclusão de aspectos da natureza da ciência (NdC) nos currículos de ciências vem sendo estudada por filósofos, historiadores e pesquisadores do ensino de ciências, pela sua potencial contribuição na aprendizagem de conceitos científicos. Entretanto há falta de materiais didáticos para abordagem desses aspectos. Este trabalho será desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Campo Grande-MS, com o objetivo de propor uma sequência didática para a aprendizagem de aspectos da NdC e de modelos atômicos, desenvolvida considerando os pressupostos teóricos da alfabetização científica. No desenvolvimento da sequência didática os alunos serão envolvidos em atividades que contribuirão para superar suas concepções alternativas sobre a natureza da ciência e, também, sobre os modelos atômicos. Com esta pesquisa, almejamos elaborar, avaliar e disponibilizar aos professores do ensino médio, um material didático que possa ser utilizado nas suas aulas regulares de ensino de química, de maneira a proporcionar aos alunos a alfabetização científica e a aprendizagem de um tópico da química: os modelos atômicos. Almejamos também, que os resultados que serão obtidos desta pesquisa possam contribuir para a proposição de novas metodologias visando o desenvolvimento das pesquisas na área de ensino de ciências.
Palavras-chave
   natureza da ciência, ensino de ciência, sequência didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar