«« Voltar
Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (Cópia) 23-02-2011 (Cópia) 24-05-2011 (Cópia) 30-03-2012 (Cópia) 21-05-2013
Protocolo do SIGProj:   156094.711.57780.13062013
De:30/04/2013  à  30/04/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Simone dos Santos Paludo
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Resumo da Ação de Extensão
  O Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA/FURG) envolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. O grupo reúne estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação e, ainda, pesquisadores colaboradores interessados na produção de conhecimento científico sobre “educação e desenvolvimento psicológico de populações em situação de risco”. O CEP-RUA pauta suas pesquisas, ações e intervenções na abordagem teórico-metodológica de Urie Bronfenbrenner e na Psicologia Positiva, com especial atenção aos aspectos saudáveis do desenvolvimento e à questão da resiliência. As atividades do grupo tem como público alvo crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e a rede de apoio social e comunitária existente na região de Rio Grande, RS. Todas as ações visam a integrar a pesquisa e o ensino acadêmico com as necessidades da comunidade, promovendo dignidade e qualidade de vida para as populações com as quais trabalha.
Palavras-chave
   População em situação de risco, Pesquisa, Ensino, Extensão
Público-Alvo
  O grupo do CEP-RUA conta com docentes, discentes da graduação e da pós-graduação e colaboradores da rede de apoio social. O público alvo das ações envolvem diretamente famílias de baixa renda em seus diferentes arranjos em situação de risco (nucleares, monoparentais, reconstituídas), crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, trabalhadores da rede de apoio social (professores, diretores, agentes comunitários de saúde, cuidadores das instituições de abrigo, assistentes sociais, conselheiros tutelares, etc.), acadêmicos e comunidade em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar