«« Voltar
Conversas sobre Inclusão Escolar: pensando as práticas pedagógicas da escola contemporânea
Protocolo do SIGProj:   155565.711.176191.17052013
De:30/06/2013  à  30/12/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Kamila Lockmann
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  IE - Instituto de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta tem como objetivo desenvolver o curso de extensão intitulado “Conversas sobre inclusão escolar: pensando às práticas pedagógicas da escola contemporânea”. O presente curso tem como público alvo professores da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande, em especial aqueles que atuam nas salas de recursos da rede atendendo alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial ou dificuldade de aprendizagem. O curso pretende discutir acerca da Inclusão Escolar problematizando as práticas pedagógicas desenvolvidas na atualidade para atender aos alunos incluídos na escola regular. Percebe-se que tais práticas giram em torno de uma variedade de encaminhamentos dos alunos a diferentes setores especializados com uma espécie de apagamento da dimensão pedagógica no trabalho da escola. Pretende-se desenvolver momentos de estudo e discussão sobre o tema, assim como analisar propostas pedagógicas que venham se efetivando atualmente em diferentes espaços escolares. Objetiva-se qualificar os professores diante da proposta de Educação Inclusiva em voga no Brasil, possibilitando momentos de estudos que possam contribuir para pensarmos sobre a inclusão para além do seu caráter moral, socializador e normalizador, refletindo sobre as implicações pedagógicas e sobre a construção das aprendizagens desses alunos. Analisar essas questões, discutindo os efeitos que tais práticas produzem sobre os sujeitos escolares contemporâneos, sejam eles alunos ou professores, torna-se um movimento importante para a construção de novas propostas pedagógicas. Este projeto de extensão encontra-se vinculado a dois grupos cadastrados no CNPQ: NEPE/FURG e GEPI/UNISINOS.
Palavras-chave
   inclusão escolar, práticas pedagógicas, formação de professores
Público-Alvo
  Alunos das Licenciaturas da Furg e professores da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande e municípios vizinhos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   NEPE - Núcluo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância e pelo e-mail extensaoinclusaofurg@gmail.com
«« Voltar