«« Voltar
EVOLUÇÃO CONCEITUAL SOBRE INSETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIADA POR UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Protocolo do SIGProj:   152165.847.45432.29112014
De:01/02/2015  à  30/10/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Amanda Palhano Ishy de Mattos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  O presente trabalho se insere no Ensino de Ciências, ao ter como objetivo investigar e construir uma proposta metodológica que contribua para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no que se refere ao conteúdo sobre os insetos. Objetiva também investigar como acontece o processo de evolução conceitual sobre os insetos, em alunos do sétimo ano do nível fundamental, a partir de uma intervenção pedagógica, fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O interesse no estudo desse tema provém do fato de que atualmente os insetos constituem aproximadamente 60% de todas as espécies descritas. O ensino deste conteúdo em Ciências, muitas vezes não contribui para a compreensão das funções exercidas por estes animais no ambiente. Neste contexto o presente trabalho espera identificar quais as principais dificuldades de ensino e aprendizagem sobre o conteúdo insetos e a concepção que os alunos têm sobre eles; desenvolver uma atividade orientadora de ensino que possibilite aos alunos uma evolução conceitual sobre Insetos, promovendo uma superação de preconceitos e equívocos conceituais que envolvem esses animais e dificultam o processo de ensino-aprendizagem; produzir, a partir da elaboração da atividade orientadora de ensino, por meio da Análise Microgenética, um produto que possa contribuir como uma referência metodológica para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo insetos
Palavras-chave
   Formação de conceitos, Processo de ensino, Análise Microgenética, Perspectiva Histórico-cultural
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar