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Letramentos digitais: ferramentas, princípios e práticas
Protocolo do SIGProj:   141842.711.28595.26082013
De:31/12/2012  à  30/06/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Elaine Nogueira da Silva
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo da Ação de Extensão
  1. Resumo da Proposta O processo de ensino/aprendizagem vem sofrendo mudanças significativas, principalmente quanto aos aspectos que envolvem a prática pedagógica do professor. Tendo como pressupostos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o surgimento e utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm proporcionado ao professor, bem como a seus alunos, o contato com inúmeras modalidades de leitura e escrita. Essas implicam em novas maneiras de ler e escrever, ou seja, em novos letramentos. Assim, professores e alunos estão assumindo novos papéis. Aos professores, é exigida a capacitação e a formação continuada, a fim de proporcionar conhecimento para apropriação destas tecnologias no ensino, o que acarretará uma nova postura por parte do docente. Aos alunos, é exigido o uso eficiente/consciente das tecnologias para fins educativos.Porém, apesar de as escolas estarem equipadas com computadores e internet, muitos professores ainda não se sentem preparados para o trabalho efetivo com as tecnologias. É necessário que os mesmos desenvolvam seus letramentos digitais, para utilizá-las pedagogicamente de modo eficiente e não apenas reproduzindo antigos modelos didático-pedagógicos em novos suportes. Portanto, repensar a prática docente, por meio do letramento digital, requer uma retomada de postura e engajamento por parte desses profissionais com o mundo virtual.
Palavras-chave
   letramentos digitais, formação continuada, TICs.
Público-Alvo
  30 professores da rede pública de ensino básico de Rio Grande.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.ila.furg
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