«« Voltar
Conhecimento matemático dos estudantes que ingressam no Ensino Médio: identificação das dificuldades e proposta de ensino para superá-las.
Protocolo do SIGProj:   138947.627.81702.14012013
De:14/03/2013  à  14/03/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Elisa Daminelli
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  As dificuldades e deficiências de conhecimento em Matemática, dos estudantes da Educação Básica, são evidentes quando se analisa dados apontados por avaliações como a Prova Brasil. A Matemática tem contribuído para que os índices de reprovação no Ensino Médio sejam elevados, sendo, portanto, relevante à preocupação em melhorar o nível de conhecimento matemático dos estudantes que ingressam no Ensino Médio, contribuindo para um bom desempenho em Matemática. O presente estudo pretende identificar as principais dificuldades dos estudantes que ingressam no Ensino Médio, e elaborar uma proposta de ensino que contribua para a redução das dificuldades e defasagem de conhecimento matemático desses estudantes. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação e o trabalho será desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Campus Osório. A base teórica da pesquisa está apoiada em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e nos conceitos de Modelagem Matemática e Resolução de Problemas como estratégia de ensino de Matemática.
Palavras-chave
   Educação Matemática, Dificuldades de aprendizagem, Modelagem Matemática, Resolução de problemas.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar