«« Voltar
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA BRASILEIRA VINCULADOS AO SUS PARA A ATENÇÃO E CUIDADO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Protocolo do SIGProj:   137017.809.160261.28102014
De:29/09/2013  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Arnaldo de FranÇa Caldas JÚnior
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Clínica e Odontologia Preventiva - Clínica e Odontologia Preventiva
Resumo da Ação de Extensão
  A capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência tem o objetivo de treinar 6.600 profissionais, integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e atendentes de saúde bucal) do SUS, sendo 6000 profissionais da atenção básica e 600 dos CEOs. Esta capacitação, financiada pelo Ministério da Saúde, faz parte das ações do Programa Viver sem Limites. A seleção dos profissionais para a capacitação se dará pelas Secretarias Municipais e Estaduais de saúde, levando em consideração a distribuição elaborada pela Divisão Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. A capacitação ocorrerá na modalidade semipresencial e será desenvolvida em suas duas fases: Teórica – por meio de técnicas de Educação e Distância (EAD) e, Clínico-assistencial – onde todos os profissionais que concluírem com êxito a fase teórica participarão das atividades clínico-assistenciais que serão realizadas nos pólos estaduais de saúde. A carga horária total do curso será de 160 horas, sendo 120 horas para atividades teóricas e 40 horas para atividades clínico-assistenciais. A proposta do curso não é apenas capacitar profissionais-estudantes para a reprodução de técnicas, protocolos e normas. Espera-se que seja uma oportunidade de repensar o processo de trabalho, para que eles, trabalhadores do Sistema Único de Saúde, possam reconhecer e responder, da forma mais adequada possível, às necessidades de saúde das pessoas com deficiência.
Palavras-chave
   PESSOAS COM DEFICIENCIAS - ODONTOLOGIA.
Público-Alvo
  Os 6.600 profissionais-estudantes deverão ser indicados pelos gestores municipais de saúde respeitando os seguintes critérios: a. Cirurgiões-dentistas: possuir graduação em cursos de Odontologia de Universidades e Instituições de Ensino Superior devidamente reconhecidas pelo MEC; ter vínculo empregatício no SUS e atuar na Atenção Básica ou nos Centros de Especialidades Odontológicas do SUS; b. Atendentes de saúde bucal: atuar na Atenção Básica ou nos Centros de Especialidades Odontológicas do SUS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.unasusufpe.br
«« Voltar