«« Voltar
INDIVIDUALIZAÇÃO DE FORMAS FARMACÊUTICAS: INTEGRANDO AÇÕES ENTRE A FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA E O SERVIÇO DE FARMÁCIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO
Protocolo do SIGProj:   136538.781.49744.13012014
De:19/04/2014  à  19/04/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ronaldo Ferreira da Silva
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMF - Faculdade de Farmácia
Unidade de Origem
  MAF - Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica
Resumo da Ação de Extensão
  A farmácia magistral tem um nicho bastante definido na sociedade brasileira. Uma destas ações é produção de medicamentos individualizados, com concentração de princípio ativo diferente daquela disponibilizada pela indústria farmacêutica ou em forma farmacêutica indisponível no mercado nacional. Muitas vezes, esta produção permite uma melhor adesão ao tratamento medicamentoso. Como exemplos desta situação pode-se citar a preparação de uma suspensão para crianças, quando não há esta forma farmacêutica no mercado ou mesmo a produção de uma cápsula de um antihipertensivo, por exemplo, em dose não disponível. Este projeto busca ampliar a oferta da individualização de formas farmaceuticas para atendimento dos pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro e a preparação de medicamentos magistrais em dosagens e formas farmacêuticas não disponibilizadas pela indústria ou não padronizadas pelo serviço de farmácia do HUAP, além do oferecimento de campo de prática para os alunos da Faculdade de Farmácia da UFF, visando sua capacitação através do desenvolvimento e preparo de formulações. Desenvolvimento de pesquisas no campo da farmacotécnica hospitalar.
Palavras-chave
   farmácia magistral, individualização de fórmulas farmacêuticas, assistência Farmacêutica
Público-Alvo
  Serão atendidos os pacientes internados no HUAP e em tratamento ambulatorial moradores de Niterói e Grande Niterói, que recorrem à Farmácia Universitária para aquisição de seus medicamentos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Telefone: 26299442 E-mail: farmacia@vm.uff.br www.uff.br/farmacia universitaria
«« Voltar