«« Voltar
SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DISCURSIVOS
Protocolo do SIGProj:   136388.711.73435.11062013
De:28/02/2014  à  31/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Darlene Arlete Webler
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo da Ação de Extensão
   O Seminário Nacional de Estudos Discursivos (SNED) é um evento promovido pelo Grupo de Estudos em Análise do Discurso (GEAD), vinculado à FURG, que foi constituído em 2011 e cadastrado no CNPQ em 2012. Este evento nasce pequeno, mas tem uma proposta ousada: pretende discutir questões de Pesquisa em AD e suas implicações nos tempos atuais, bem como diálogos possíveis entre AD e outros campos científicos, pensando na articulação de teoria e prática, nas fronteiras teóricas e metodológicas, nos pontos de interlocução com orientações filiadas ou próximas a concepções materialistas históricas e dialéticas e nos desafios colocados para os pesquisadores na contemporaneidade e seus compromissos sócio-históricos. Ele fomenta reflexões acadêmicas no campo dos estudos do discurso, articulando a pesquisa ao ensino e à extensão, com o envolvimento de professores-pesquisadores provindos de diferentes grupos e núcleos de pesquisa em AD, professores e estudantes de questões discursivas, históricas e culturais. Nesse sentido, o SNED tem como tema central “Discursos em rede: pontos e contrapontos” e conta com pesquisadores de AD e áreas afins na sua programação, constituída de conferências, mesas-redondas, simpósios e painéis acerca de questões relacionadas a pesquisas e produções científicas, trajetória e implicações da pesquisa em AD, cultura, historicidade, sujeito, língua, ensino. Cabe destacar que, embora sua criação seja recente, o GEAD se faz grande e ousa propor o SNED, por perceber a necessidade de se fazer as discussões propostas e por apostar no estabelecimento de diálogos e parcerias com outros pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisas afins.
Palavras-chave
   Discursos, sujeitos, língua e ensino
Público-Alvo
  Pesquisadores da área dos Estudos do Discurso (AD pecheuxiana), Filosofia da Linguagem. Pragmática, Semântica e campos científicos afins; professores dos diferentes níveis; estudantes de pós-graduação e de graduação do campo dos Estudos da Linguagem e campos afins.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Divulgação direta (contato direto) e através de cartas-convite dirigidas a pesquisadores, núcleos de pesquisa, Programas de Pós-Graduação, Secretarias Municipais de Educação, Coordenadorias Regionais de Educação, Organizações não-governamentais, sindicatos, etc.
«« Voltar