DEMANDAS DECORRENTES DA INCLUSÃO ESCOLAR E PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL JUNTO AOS PROFESSORES
Protocolo do SIGProj: 119502.514.137733.23052012
De:23/07/2012 à 23/08/2012
Instituição
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Unidade Geral
VCA - Campus de Vitória da Conquista
Unidade de Origem
DFCH - Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo da Ação de Extensão
Este projeto tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa intitulada “Análise de demandas decorrentes da Educação Inclusiva e das possibilidades de atuação do Psicólogo Escolar” (UFSCar - 2010/2011) e aprofundar discussões de temas derivados deste estudo, com ênfase na formação de professores para a inclusão. O trabalho será desenvolvido por meio de palestras e mesas temáticas onde pesquisadores com diversas perspectivas teóricas, graduandos e profissionais que atuam em contextos escolares debaterão a respeito de políticas públicas em educação especial para a inclusão escolar, demandas de professores decorrentes destas propostas e atuação profissional. Espera-se com este projeto incrementar o diálogo em torno das condições necessárias para que ocorra a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas salas comuns do ensino regular; contribuir para um repensar da formação de profissionais, especialmente de pedagogos e professores das diversas licenciaturas tendo em vista a inclusão escolar; e incentivar a participação de graduandos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento nas discussões atuais sobre inclusão escolar.
Palavras-chave
Inclusão escolar, politica pública, educação especial, formação de professores
Público-Alvo
Estima-se a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre discentes e docentes de Pedagogia e Licenciaturas da UESB; Professores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação; e
Profissionais da Educação Especial de instituições especializadas
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
Email: selma.n.matos@bol.com.br ; DFCH