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Linguagem, discurso e identidade de adolescentes e adultos em situação de exclusão: escrita de si
Protocolo do SIGProj:   104377.441.2238.01032012
De:31/01/2014  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Observa-se que as práticas de escrita do cotidiano escolar, tidas enquanto corretas e sólidas, corroboram para um possível apagamento da subjetividade do sujeito, pois elas não se posicionam frente às marcas que a escrita pode deixar de si, do outro, da cultura, da identidade. Isso porque, situam-se indiferentes à incompletude da linguagem, tornando o ato de escrever uma conturbada relação que se resume, na maioria das vezes, a escrever para o professor. Nesse tocante, temos como objetivo descrever e interpretar marcas de subjetividade em textos escritos por alunos das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs) de Três Lagoas e de outros sujeitos em situação de exclusão, a fim de confrontá-los às práticas de escrita que se dão no cotidiano escolar, tendo em vista que toda escrita é uma “inscrição de si” (ECKERT-HOFF; CORACINI, 2010), ainda que o texto exija certa objetividade.
Palavras-chave
   Linguística Aplicada, Análise do discurso, Sujeito, identidade
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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