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A violência e o preconceito homofóbico no bullying escolar
Protocolo do SIGProj:   103897.441.5130.29022012
De:31/07/2012  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Aparecido Francisco dos Reis
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  DCH/CCHS - Departamento de Ciências Humanas
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta tem o objetivo de identificar os diferentes tipos de bullying dirigidos as pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, bissexuais, transgêneros e transexuais) junto a alunos do ensino médio da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, em Campo Grande. Este trabalho define-se, do ponto de vista metodológico, por uma abordagem de pesquisa qualitativa, que tem como universo investigativo os significados das formas de práticas de bullying relacionados a homofobia expressos por meio da fala dos indivíduos vitimizados e observados como prática recorrente no cotidiano escolar. Nesse sentido, serão consideradas como categorias de análise para identificação da problemática, as crenças, os valores, as motivações e as ações dos indivíduos, expressos mediante as relações com o ambiente escolar e a sua rede de sociabilidade que conformam a realidade histórica dos sujeitos em questão. Entretanto, solicitamos a prorrogação desse projeto com a finalidade de ampliar nossa base de dados acerca da problemática com alunos do ensino fundamental de escolas municipais Etalivio Martins Pereira Iracema de Souza Mendonça. Justificamos isso, em razão de verificarmos durante realização de projeto de extensão nas referidas escolas, por meio de oficinas, nas quais alunos e professores puderam se manifestar, relatos de situação de violência, insegurança e conflitos constantes entre os alunos.
Palavras-chave
   Escola, homossexualidade, homofobia
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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