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A POLÍTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES FEDERATIVAS NO BRASIL
Protocolo do SIGProj:   102794.441.126012.26022012
De:18/12/2012  à  18/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Margarita Victoria Rodriguez
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O propósito desta pesquisa é analisar o perfil da política social, em especial, a política educacional no estado de Mato Grosso do Sul nos anos 2000 e sua intersecção com as políticas públicas do governo central, considerando-se o contexto federativo brasileiro. Para tal, serão priorizadas três temáticas para análise no presente projeto, a saber: a) A trajetória da política educacional na primeira década do século XXI em Mato Grosso do Sul; b) A formação de professores da educação básica em Mato Grosso do Sul na primeira década do século XXI; c) A expansão do ensino superior em Mato Grosso do Sul, na primeira década do século XXI. Os procedimentos da pesquisa serão a coleta de informações em fonte secundária, documental e estatística, bem como a entrevista com atores estatais. Interessa, pois, para esta pesquisa, compreender a articulação entre as políticas sociais, particularmente a educacional emanada do governo central e sua materialização no âmbito da unidade subnacional, neste caso Mato Grosso do Sul. Simultaneamente, também é interesse do projeto entender como as unidades subnacionais, no contexto federativo, atuam no sentido de implementar iniciativas políticas próprias, ou seja, problematizar a relativa autonomia dos governos locais.
Palavras-chave
   Relações Federativas, Políticas Públicas, Educação Superior, Formação de Professores, Educação Básica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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